Agente educador: concurso na agenda do novo secretário

Fonte: (Folha Dirigida)
O novo secretário de Educação do Rio de Janeiro, Cesar Benjamin, já está ciente da necessidade de novos agentes educadores nas escolas da cidade.
Segundo a representante da 7ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio (CRE), a agente educadora Ayla Paiva, houve uma reunião no início desse mês, na Câmara dos Vereadores, entre todas as categorias da Educação e o secretário. Nesse encontro foi exposta a atual situação da categoria.
A abertura do concurso estava programada para o ano passado, mas foi adiada até que a questão referente à mudança do nível de escolaridade do cargo fosse resolvida.

Saiba o que o secretário disse

 

Atualmente, para ingressar na carreira é necessário o nível fundamental, mas estava em discussão a alteração para formação técnica em técnico de apoio escolar, por meio de um anteprojeto de lei do vereador Paulo Messina (Pros), atual líder do governo do prefeito Marcelo Crivella na Câmara do Rio.
Segundo Ayla, o secretário se mostrou sensibilizado com a causa. “Há escolas com um agente para 500 crianças. O secretário disse que a SME vai fazer um levantamento do déficit de pessoal por CRE e ver se há orçamento disponível para esse concurso, pois quanto maior o nível acadêmico, mais isso impacta nas finanças da prefeitura, em quase R$5 milhões a mais por ano. Ele disse que após o Carnaval nos dará um retorno”.
A agente educadora disse também que já há uma resposta do Poder Executivo quanto ao anteprojeto de lei encaminhado ao Governo do Rio, propondo essa mudança. “Eles reconheceram a importância da troca da escolaridade, porém disseram que ainda não há um curso específico para essa alteração”, revelou. Estavam em pauta 110 vagas para a função.

 

 

22 Comments

Add a Comment
  1. nos AEll somos humilhados pelo nosso salario fazemos muito somos elogiados mas na hora do contra cheque vem a humilhaçao o nosso dinheiro cai na conta e desaparece mal da para uma compra digna espero mudançatrabalhamos juntos didicamos nossas vidas por que nao temos valor? bjs

  2. ola gostaria de receber novas informacoes

    1. É só ficar ligada aqui na nossa página! Você pode se cadastrar com o seu e-mail no lado direito da página, ou acessar as nossas redes sociais. Abs.

  3. Sim gostaria de saber como faço para me enviar?

  4. Querem uma solução para essa situação. Ai esta, abra o concurso com o nível de escolaridade correto (nível médio), os atuais agentes educadores seriam incorporados a essa modalidade, pq a grande maioria tem Superior completo, e aqueles que não tiverem o ensino médio, terão um tempo para concluir. Pronto acabou o problema. Agora, toda vez é a mesma história, serão encaminhados para o nível médio/técnico,”porém ainda não tem um curso específico para essa alteração”. Tudo encanação, nada vai mudar.É apenas promessas e promessas, e os anos vão passando e depois de mais um mandato, virão pedir no voto novamente.

  5. Não acho tão importante a escolaridade, e sim a importância e necessidade que se tem em todas as escolas de pessoas pra ajudar a tomar conta das crianças que dependendo do bairro é necessário muito vigor e pessoas com pulso e responsabilidade. Não é onível escolar e sim responsabilidade que se deve ter para esse cargo, pessoas adultas com seriedade e profissionalismo.

    1. Deize, o que acontece é que há uma lei federal que deve ser cumprida. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB), determina que todos os “trabalhadores em educação” tenham a escolaridade mínima de nível médio/técnico. Por isso que buscamos a alteração da nossa escolaridade.

  6. Gostaria de obter mas informações .

    1. Emanuelle, o concurso deve acontecer ainda este ano. Torcemos para isto acontecer. Por enquanto, você pode acompanhar a nossa página. Abs!

  7. Marluce dias pereira Dias

    O concurso ainda sera esse ano ??

  8. Quero receber noticias. Abraço.

  9. Quero receber noticias. Abracos

    1. Quando surgir alguma novidade, nós postaremos! Abs.

      1. Olá Jefferson, você leu a reportagem que saiu no o globo dizendo que a prefeitura do rio está proibida de realizar concursos? Porém diz que exceto para educação e saúde. Mas mesmo assim fiquei na dúvida. O concurso de agente educador ainda está na pauta do secretário? Obrigado

        1. Pelo que a Lei de Responsabilidade Fiscal diz, ficam proibidos o provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal a qualquer título, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde e segurança.

          1. Então não terá tão cedo esse concurso né? Pode até ter mas seria tipo para cadastro reserva?

          2. A intenção é que haja o concurso sim. Há na câmara, um Projeto de Lei que trata do aumento de impostos. É exatamente este projeto que deve “equilibrar” as contas da prefeitura para os próximos anos, e assim, regularizar as coisas.

  10. eu só sei que a coisa tá feia de um ano para o outro a prefeitura que era superavitária tornou-se deficitária.

  11. Aguardando ansiosamente o concurso!