Começa dia 22 a matrícula nas unidades escolares da Rede Municipal do Rio

O processo de matrícula online do ano letivo de 2019 para as unidades escolares da Prefeitura do Rio de Janeiro será aberto no próximo dia 22 de novembro, às 7 horas da manhã.

 As inscrições serão realizadas para todos os segmentos da Rede Municipal de Ensino: Educação Especial, Creche/Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), Pré-Escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Os interessados em matricular crianças e jovens em uma unidade municipal em 2019 ou fazer transferência para outra escola ou creche/EDI da Prefeitura do Rio devem fazer a inscrição somente pela internet, no endereço eletrônicowww.matricula.rio. Os alunos que já estudam nas unidades da Rede Municipal, inclusive nas creches e EDIs, terão a matrícula renovada automaticamente e não necessitam acessar o site.

 

A Prefeitura colocará à disposição do público 71 locais com acesso gratuito à internet e funcionários para auxiliar no preenchimento do formulário a todos que não têm acesso ao site da matrícula. O atendimento nesses postos será de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. A relação dos locais com conexão gratuita à internet poderá ser consultada na Central de Atendimento da Prefeitura, através do telefone 1746. A informação também estará  disponível nas secretarias das escolas.

 

Educação Especial

 

As matrículas para alunos novos com deficiência e também para transferência interna na rede escolar dos estudantes desse segmento serão realizadas de 22 a 28 de novembro.

 

No ato da inscrição o responsável precisa selecionar um dos locais indicados no site www.matricula.rio para que o aluno seja avaliado e encaminhado ao melhor atendimento. É necessário que o candidato à vaga compareça no dia, hora e local agendado com os laudos que possua.

 

Ao final do atendimento o responsável irá selecionar, junto com o avaliador, a escola de sua preferência e que atenda as necessidades do aluno de acordo com a avaliação realizada. Para confirmação da matrícula o responsável precisa comparecer no próximo dia útil a unidade escolar escolhida.

 

Creche/Espaço de Desenvolvimento Infantil

 

As inscrições para as crianças na idade de creche, entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, também serão realizadas entre os dias 22 e 28 de novembro. Nesse mesmo período será possível ainda fazer transferência para outra unidade da Rede Municipal das crianças já atendidas nas creches/EDIs da Prefeitura do Rio, sujeito a vagas na unidade escolhida.

 

Para a inscrição o responsável deverá selecionar no máximo cinco opções de unidades escolares de sua preferência. Ao finalizar o preenchimento da ficha é preciso imprimir ou anotar o número da inscrição gerado pelo site. Este número servirá para identificar em qual creche/EDI a vaga foi reservada.

 

Caso seja necessário comprovar algum critério de prioridade sinalizado no momento da inscrição, o responsável deverá comparecer com os documentos pertinentes à confirmação da prioridade em uma das unidades selecionadas por ele no próximo dia útil após a inscrição.

 

A consulta para obtenção da vaga deverá ser feita no endereço eletrônicowww.matricula.rio na data indicada no comprovante da inscrição. O site irá indicar o dia em que o responsável deverá comparecer à creche ou EDI para confirmar a matrícula.

 

Transferência interna para Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

 

A transferência para outras unidades escolares da Rede Municipal dos alunos da Pré-escola, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos acontecerá entre os dias 8 e 11 de janeiro. É preciso acessar o sitewww.matricula.rio e realizar a mudança de escola.

 

Novos alunos para Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

 

Para candidatos à Pré-escola, ao Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos é preciso indicar unidade escolar de preferência que possua a vaga pretendida. O site indicará o dia útil seguinte para comparecimento na escola escolhida e confirmação da matrícula.

 

Caso o candidato esteja fora da idade para o ano escolar, será necessário selecionar um polo de avaliação. O candidato precisa comparecer no dia, horário e local agendado pelo site para realizar uma avaliação com equipe da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A avaliação garante melhor atendimento escolar ao futuro aluno.

 

Ao final do atendimento o responsável irá selecionar, junto com o avaliador, a escola de sua preferência e que atenda as necessidades do aluno de acordo com a avaliação realizada. Para confirmação da matrícula o responsável precisa comparecer no próximo dia útil a unidade escolar escolhida.

Deixe um comentário!

Copyright © Agentes Educadores - RJ. Todos os direitos reservados. Frontier Theme
%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas