Inscrições para o Programa Orquestra nas Escolas vão até o dia 10 de maio

Foi publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, o Edital nº 02, de 20 de abril de 2019, que torna público o processo seletivo para o preenchimento de vagas especificados neste Edital para a formação de uma orquestra que integra o PROGRAMA ORQUESTRA NAS ESCOLAS, que tem por objetivo fortalecer as ações de Educação Musical desenvolvidas na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, através de atividades oferecidas no contraturno e pós-turno escolar. Segue abaixo. 


 

Secretaria Municipal de Educação

Ato da Secretária

EDITAL SME N.º 02, DE 30 DE ABRIL  DE 2019.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor torna público o processo seletivo para o preenchimento de vagas especificados neste Edital para a formação de uma orquestra que integra o PROGRAMA ORQUESTRA NAS ESCOLAS, que tem por objetivo fortalecer as ações de Educação Musical desenvolvidas na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, através de atividades oferecidas no contraturno e pós-turno escolar.

  1. INFORMAÇÕES GERAIS

1.1  SOBRE O PROGRAMA – O Programa Orquestra nas Escolas objetiva fortalecer as ações de Educação Musical já realizadas na Rede, através de atividades oferecidas no contraturno e pós-turno escolar, com oficinas de instrumentos musicais e formação de orquestras e grupos. Além disso, o programa prevê a realização de um calendário de concertos e outras programações culturais em teatros e em espaços culturais.

Em 2019, através do patrocínio e parceria com a empresa TERNIUM BRASIL LTDA, o programa amplia o número de beneficiários contemplando mais de 600 alunos participantes nos bairros de Santa Cruz e Sepetiba, incluindo a criação da OSJC SANTA CRUZ, que contempla 50 alunos bolsistas, com 8 meses de atividades, conforme edital.

1.2  DA ORQUESTRA

1.2.1 – A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz (OSJC SANTA CRUZ) – Naipes de Cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), Sopros (Flauta Transversal, Clarinete, Trompete, Trombone, Trompa) e Percussão.

  1. DA COMPOSIÇÃO DA ORQUESTRA

2.1        – A OSJC SANTA CRUZ será composta por alunos da Rede Municipal do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, a serem selecionados de acordo com esse Edital.

  1. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1        – Poderão participar do processo de seleção alunos regularmente matriculados nas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, com idade entre 8 e 17 anos completos, que estejam cursando do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

3.2        – As vagas a serem oferecidas, por instrumento, são as relacionadas no quadro a seguir:

OSJC SANTA CRUZ

INSTRUMENTO QUANTIDADE DE VAGAS
Violino 16
Viola 6
Violoncelo 6
Contrabaixo acústico 3
Flauta Transversal 3
Clarinete 3
Trompete 3
Trombone 2
Trompa 2
Percussão 6
Total de vagas 50
  1. DAS INSCRIÇÕES

4.1        – As inscrições serão realizadas até o dia 10 de maio de 2019 exclusivamente por meio do endereço eletrônicoorquestranasescolas@gmail.com, com os seguintes dados:

– Nome completo;

– Data de Nascimento;

– Nome da Escola Municipal da Cidade do Rio de Janeiro em que está matriculado;

– Instrumento Musical que em que concorrerá a vaga;

– Telefone para contato;

– E-mail.

  1. DA PROVA DE SELEÇÃO   

5.1- A prova prática envolve apresentação de uma música de livre escolha (clássica ou popular) que deverá ser tocada pelos candidatos dos respectivos instrumentos. Os candidatos deverão providenciar as partituras e apresentar uma cópia para a Banca Examinadora durante a realização da avaliação.

5.2        – A prova de cada instrumento será realizada simultaneamente no dia, hora e local abaixo:

 

LOCAL:

E/CRE(10.19.079) – Escola Municipal Emilinha Borba

Estrada de Sepetiba,  2.925, bloco 1, Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ

emeborba@rioeduca.net

 

Terça-feira, 14/05/2019, entre 15h e 18h

 

5.3 – Não haverá, sob hipótese alguma, alteração de datas e/ou horário de provas                   para nenhum candidato.

5.4        – Todos os candidatos às vagas de instrumentos, deverão portar seus próprios   instrumentos para a prova prática.

5.5        – A Banca Examinadora tem a prerrogativa de ouvir apenas trechos das músicas requisitadas, se assim achar suficiente para a avaliação.

5.6        – Na prova serão observados os seguintes aspectos musicais: fluência no instrumento, leitura musical, ritmo, sonoridade, dinâmica e postura.

5.7        – Para prova, o candidato deverá se apresentar no local, data e horário designado, com antecedência mínima de 30 minutos, portando documento de identificação com foto, partituras e instrumento musical nos casos em que se aplique.

5.8        – O candidato que não comparecer à prova será eliminado do Processo Seletivo.

5.9        – O candidato que não apresentar documento de identificação com foto não poderá participar da prova e será considerado ausente, sendo excluído do Processo Seletivo.

6           DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

6.1        – Diante da performance do candidato na prova prática, a Banca Examinadora atribuirá notas, que variam de 5 (cinco) a 10 (dez), aos candidatos.

6.2        – A Banca Examinadora será composta por professores do Programa Orquestra nas Escolas, dos diferentes instrumentos oferecidos no Processo Seletivo.

6.3        – Cada nota atribuída por integrante da Banca Examinadora terá igual peso na nota da prova, sendo considerada a nota final, a média ponderada.

6.4        – Os candidatos que obtiverem nota final abaixo de 7,0 na prova prática, serão automaticamente desclassificados do Processo Seletivo.

6.5        – A composição final da classificação será feita da maior para a menor nota da prova prática dos candidatos.

6.6        – Não serão concedidas vistas ou revisões nos conceitos atribuídos nas provas, sendo soberana a decisão da Banca Examinadora.

7           DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1        – O resultado final, com a lista com o nome dos candidatos aprovados neste Processo Seletivo, será divulgado no site www.orquestranasescolas.org.brno dia 17 de maio de 2019.

7.2        – Com a divulgação do resultado final, serão convocados para matrículas candidatos aprovados e classificados, conforme o número de vagas disponíveis.

7.3        – Os candidatos considerados aptos e não convocados de imediato integrarão Lista de Suplentes, respeitando a ordem de classificação.

8           DO PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO – A lista final de classificados terá validade para fins de suplência até o dia 31 de maio de 2019, podendo esse prazo ser prorrogado a critério do Programa Orquestra nas Escolas.

9           DAS MATRÍCULAS DOS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS

9.1        – Os candidatos aprovados e convocados deverão realizar sua matrícula                  pessoalmente junto ao programa, na Escola onde realizou o processo seletivo, em dias e horários divulgados juntamente com a lista de aprovados.

9.2        – Somente após a conclusão das matrículas da primeira lista de convocados

será iniciada a convocação de suplentes para as vagas não preenchidas.

9.3        – Para realizar a matrícula, o candidato aprovado deverá apresentar: uma foto 3×4 recente, cópia de comprovante de residência, declaração da Escola Municipal do Rio de Janeiro em que está matriculado e cópia de documento de identidade (RG) e CPF do aluno e do responsável.

9.4        -Todos candidatos aprovados deverão abrir uma Conta Poupança no Banco Bradesco.

9.5        – Os candidatos aprovados deverão cumprir, rigorosamente, as normas do Manual do Aluno vigente e as normas curriculares e de horários determinados pelo Programa Orquestra nas Escolas, entregues no ato da matrícula.

10         DA BOLSA AUXÍLIO

10.1       O aluno da OSJC SANTA CRUZ receberá uma bolsa auxílio no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para incentivo à participação e investimento na compra e manutenção do seu próprio instrumento.

10.2       O responsável pelo aluno receberá um cartão de transporte para auxílio no deslocamento do aluno, exclusivamente para as aulas e atividades do Programa Orquestra nas Escolas.

10.3       Para recebimento da bolsa integral, será necessário cumprir todas as normas vigentes contidas no Manual do Aluno e as normas curriculares e de horários determinados pelo Programa Orquestra nas Escolas entregues no ato da matrícula.

11         DAS ATIVIDADES – Os alunos selecionados receberão aulas de instrumentos musicais, através do repertório, das práticas musicais e atividades propostas, desenvolverão gradativamente competências pertinentes ao fazer musical expressivo, ampliando seu conhecimento e habilidades de forma integrada.

11.1       As atividades serão realizadas nos seguintes dias e local:

OSJC SANTA CRUZ

E/CRE(10.19.079)Escola Municipal Emilinha Borba

Estrada de Sepetiba, 2.925, bloco 1, Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ

emeborba@rioeduca.net

Terça e quinta – das 15h às 18h

Importante: quando houver apresentações, serão realizados ensaios extras. Estas atividades serão comunicadas antecipadamente

12         DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1       O Programa ONE não se responsabiliza por problemas na inscrição via internet,               motivadas por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de              comunicação que venha a impossibilitar a transferência e o envio ou recebimento            de dados e comunicações referentes a este Processo Seletivo.

12.2       Mais informações e detalhes sobre o Processo Seletivo estão disponíveis no site             www.orquestranasescolas.org.br no qual também se encontram as ferramentas para Comunicação online do programa.

12.3       Os casos omissos ou não previstos neste edital serão analisados pela coordenação do Programa Orquestra nas Escolas e sua decisão não caberá qualquer recurso.

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2019.

TALMA ROMERO SUANE

 

LINK DO EDITAL (PDF): https://drive.google.com/open?id=1XKSWoa6gtu23mESAaJaHsVBNkAcn4KGF