Pais e alunos saboreiam merenda escolar na Semana da Educação Infantil

Não demorou muito para que Patrícia Santos, mãe da Ana Carolina da turma de maternal do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Aníbal Machado, no Andaraí, aprovasse a comida da Tia Jô, merendeira da unidade.

 Essa foi a primeira vez que ela participou do Degusta-Ação, uma das atividades da Semana da Educação Infantil, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio de suas gerências de Educação Infantil e de Alimentação Escolar.
Na experiência gastronômica, que acontece até esta sexta-feira (24/8) nas unidades 973 unidades que oferecem atendimento nas modalidades creche e pré-escola, os responsáveis são convidados a saborear a comida servida às crianças diariamente. O objetivo da ação é apresentar aos pais e responsáveis o cardápio e incentivar os bons hábitos alimentares, além de dar dicas importantes como os legumes que a turminha come sem fazer careta.
No EDI Aníbal Machado, por exemplo, a diretora Ana Cristina desenvolveu um movimento pela valorização do cardápio escolar e comemora mais uma edição do Degusta-Ação.
“Orientamos pais e responsáveis para que os alunos não tragam lanche. Assim, eles podem aproveitar as refeições oferecidas aqui. Isso nos possibilita desenvolver nas crianças hábitos mais saudáveis, escapando de uma alimentação que, infelizmente, tem sido baseada cada vez mais em comida processada e de baixo valor nutricional”, esclarece a diretora.
Na escola do Andaraí, quem dá um show na cozinha é a merendeira Josilene Vieira, conhecida carinhosamente como “Tia Jô”, e sua equipe. Elogiada pelas crianças e seus responsáveis, ela revela o segredo do seu tempero. “A gente sempre acrescenta uma pitada de amor para dar um sabor especial”, disse a merendeira.
Patrícia Santos, mãe da pequena Ana Carolina, que estuda no maternal da escola, ficou feliz em experimentar o almoço da filha. “É bom saber que elas não comem fritura nem gordura na escola. A comida é feita com cuidado e minhas filhas dizem até que preferem a merenda à minha comida”, confidencia.
Gleciane Ferreira, também mãe de aluna da unidade, ficou surpresa ao perceber que novos sabores estão sendo introduzidos no paladar da filha. “Minha filha é ruim de garfo, mas ela ama a comida da Tia Jô. Eles são muito atenciosos com o que vão servir no prato das crianças e isso me deixa muito tranquila”.
Além de oferecer a oportunidade para pais experimentarem os sabores da merenda dos filhos, a Semana de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino também trouxe atividades extras, como aulas de Educação Física com atividades voltadas para pais e filhos.
Um milhão de refeições por dia
Atualmente são oferecidas cerca de um milhão de refeições diárias aos cerca de 650 mil alunos das 1537 escolas públicas do Município do Rio de Janeiro, sob supervisão do Instituto de Nutrição Annes Dias (Inap), órgão da Prefeitura responsável pela coordenação técnica da área de alimentação e nutrição. Os cardápios são elaborados conforme orientações previstas em leis e informados às escolas através guias alimentares. Também são feitas capacitações e visitas técnicas de especialistas do Inap nas unidades.