Prefeitura assina acordo para desmontar Arena do Futuro

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, assinou nesta sexta-feira, 23 de março, protocolo de intenções com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, para a desmontagem da Arena do Futuro
, que sediou os jogos de handebol na Olimpíada Rio-2016 e de golbol na Paralimpíada. Toda a estrutura de aço e concreto será utilizada na construção de quatro escolas no município da Baixada Fluminense.
O acordo, assinado na Arena 1 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, prevê um plano de viabilidade técnica e econômica para a desmontagem. Técnicos das duas prefeituras e do Ministério vão analisar como fazer o serviço e o que caberá a cada uma das partes. O prazo de vigência do protocolo é de 360 dias, renováveis. Os custos da desmontagem ainda serão definidos.
Segundo o documento, é responsabilidade da Prefeitura do Rio “buscar junto ao Ministério dos Esportes os recursos necessários para a desmontagem” e “licitar e contratar empresa especializada” para realizar a tarefa. Duque de Caxias ficará com a missão de construir as escolas.

 

– Muita coisa que foi construída no Rio teve a colaboração do povo da Baixada Fluminense, que envia um capital humano extraordinário para a cidade. Nada mais justo, portanto, que a Baixada receba um legado olímpico como retribuição dos cariocas. O legado olímpico na área de educação é tudo o que desejamos – afirmou o prefeito Crivella, ao lado da subsecretária municipal do Legado Olímpico, Patrícia Amorim.
O ministro Picciani destacou a importância da iniciativa das duas prefeituras em atuarem juntas em prol do legado da Arena do Futuro:
– A intenção do Ministério do Esporte é ajudar o Rio e Duque de Caxias a concluir a destinação do legado olímpico prevista para a Arena do Futuro, que é a construção de quatro escolas públicas. Esse é um legado pela educação. O protocolo de intenções está assinado e vamos trabalhar para torná-lo realidade – comentou Picciani.
Updated: 23 de março de 2018 — 6:49 pm