Prefeitura busca soluções na Europa para aprimorar Ordem Pública

Pensando no melhor para o cidadão do Rio de Janeiro, a Prefeitura tem ampliado as atribuições da Secretaria de Ordem Pública em busca de soluções que aumentem a sensação de segurança.

 Além do Centro de Operações ser um braço importante para ações integradas com a Polícia Militar, a gestão municipal tem buscado outras opções. Durante o Carnaval, uma comitiva com a presença do prefeito Marcelo Crivella viajou à Europa em busca de ferramentas de inteligência para melhorar o combate à desordem e à insegurança.
“Estamos buscando na tecnologia uma forma de ampliar a efetividade e apoiar as forças de segurança, especialmente em um momento de crise no Estado. Países europeus têm feito um excelente aproveitamento de ferramentas como drones, desenvolvendo novas tecnologias e obtendo resultados expressivos. São experiências que podem ser replicadas no Brasil”, explicou Fábio Pimentel, presidente do IplanRio, empresa municipal responsável pela administração dos recursos de Tecnologia da Informação.
Roteiro
A viagem inclui passagens por Alemanha, Áustria e Suécia. Entre as instituições visitadas está a Agência Espacial Europeia (ESA), em Frankfurt, e outras empresas que fornecem tecnologia de segurança. O prefeito visitou o centro de controle do Projeto Galileu. Esta foi a primeira agenda na missão à Alemanha:
“Estamos cumprindo a nossa missão em busca de tecnologia para melhorar a segurança do Rio de Janeiro. A solução virá dos que trabalham e nós estamos trabalhando e lutando para um Rio de Janeiro melhor”, avaliou o prefeito.