Programa “Novo Olhar Kids” traz exames oftalmológicos para estudantes em Ramos

O prefeito Marcelo Crivella e o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Fernandes, estiveram na Escola Municipal Dilermando Cruz, em Ramos, para mais um dia do programa “Novo Olhar Kids”.

 O mutirão leva para alunos da rede municipal de ensino exames oftalmológicos para receber óculos em até 30 dias.
“Esse é um evento que vai se repetir durante todo o mês de março, com o início das aulas de 2018. Eles vêm, fazem o exame e recebem o diagnóstico. Aí os óculos são encomendados e, 30 dias depois, eles vão receber gratuitamente. Hoje aqui, a ideia é atender 500 pessoas e, ao longo deste mês de março, serão milhares de pessoas. Isso vai melhorar o desempenho escolar de nossas crianças”, destacou o prefeito.
Esta segunda etapa do projeto irá atender 500 estudantes da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, com idade entre 6 e 16 anos. Ao todo, serão realizados 11 eventos, um em cada CRE, para atender 5.500 alunos em cada, num total de 5.500 favorecidos pelo programa.
Problemas óticos causam dificuldade em aprendizado
A iniciativa nasceu de uma percepção dos professores, levada à Prefeitura, de que muitos alunos tinham dificuldade de aprendizado devido a problemas de visão. Para viabilizar o programa, a Prefeitura firmou, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, parceria com a Fundação Leão XIII, do governo estadual. A parte inicial é o exame de vista do aluno. Depois, a avaliação continua no aparelho chamado de autorrefrator, que verifica o grau e tira uma foto do globo ocular. E termina na consulta com o oftalmologista.
O estudante pode escolher entre cinco opções de armações. Após um mês, é só buscar os óculos na escola onde o evento foi realizado.
“Em um momento de crise como este que estamos passando, procuramos fazer parcerias para atender a população. E é esse trabalho integrado que faz com que a gente consiga levar mais qualidade de vida aos cariocas. Desta vez, é um esforço conjunto nosso, da Assistência Social, com a Educação e a Fundação Leão XIII, do governo do estado. O que mostra que, quando há vontade e gestão, é possível fazer”, destacou o secretário de Assistência Social, Pedro Fernandes.
Saiba quando serão as próximas edições
– 05/03, às 9h, 8ª CRE
Escola Municipal Antonio Austregésilo, Rua da Fábrica s/n°, Bangu
– 07/03, às 10h, 7ª CRE
Escola Municipal Governador Carlos Lacerda, Rua Nacional, 320, Taquara
– 12/03, às 10h, 10ª CRE
Escola Municipal Primário Paralimpíadas Rio 2016, Estrada de Sepetiba, 3475, Nova Sepetiba
– 14/03, às 10h, 1ª CRE
Escola Municipal Tia Ciata, Av. Pres. Vargas, s/nº, Centro
– 19/03, às 10h, 9ª CRE
Escola Municipal Venezuela, Rua Amaral Costa, 37, Campo Grande
– 21/03, às 10h, 11ª CRE
CIEP Dr João Ramos de Souza. Estrada Tubiacanga, s/nº, Portuguesa / Ilha do Governador
– 26/03, às 10h, 3ª CRE
Praça do Trem, s/nº, Engenho de Dentro
– 28/03, às 10h, 6ª CRE
Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, Praça Ênio, s/nº, Pavuna
Updated: 1 de março de 2018 — 8:41 am

11 Comments

Add a Comment
  1. Vivianne Lima dos santos Barbosa

    Preciso fazer exame de.vista na minha filha a pedido da escola por causa de dificuldade de aprendizagem na escola, o programa será só para os alunos q estarão com o projeto ou vai ser também para as crianças de fora

  2. Se a sua filha estuda em escola municipal, vai poder sim, com certeza.

  3. Oi boa noite meu filho estuda na escola municipal Alfredo Cesário Alvim em campo grande.fui na diretoria me informar e lá me disseram que meu filho não tem direito de fazer o exame por que a escola está fora do programa,gostaria de saber se é verdade?se não como devo agir e do comparecer com ele no dia do exame obg

    1. Eu aconselho a senhora o seguinte: dê uma ligada para a 9ª CRE para eles informarem melhor. Mas pelo que eu sei, é para todas as escolas da CRE.

  4. Boa noite eu sou de caxias e minha filha estuda numa escola estadual queria saber se ela tem direito a fazer ???

    1. Andressa, neste caso é só para escolas municipais.

  5. Kelly Regina Da Silva Boechat

    Bom dia!

    Quero levar o meu filho nesse evento: 26/03, às 10h, 3ª CRE
    Praça do Trem, s/nº, Engenho de Dentro, o que preciso apresentar de documentação dele?

  6. Ana Claudia Gonçalves

    Bom dia. tenho que esperar o projeto na escola que minha filha estuda ou posso ir na escola que esta havendo o projeto?

  7. Porque so escolapublica?

    1. Este programa é específico para escolas municipais. Mas há também para todos sim. Recentemente, houve um aqui no Engenhão, no Engenho de Dentro. Quem coordena este projeto é a comissão de direitos humanos da câmara, e também a da prefeitura.

  8. Boa noite!
    Sou guarda municipal e estou muito necessitado de fazer o exame de vista. Moro em Campo Grande é preciso saber da agenda do Projeto. Outra coisa: minha filha tem 6 anos e necessita de óculos. Ela é bolsista em uma escola particular pq não conseguimos vaga na escola pública próximo a nossa casa. Como devo proceder? Existe algum local que eu possa consultar agenda das próximas edições?