Programa “Novo Olhar Kids” traz exames oftalmológicos para estudantes em Ramos

O prefeito Marcelo Crivella e o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Fernandes, estiveram na Escola Municipal Dilermando Cruz, em Ramos, para mais um dia do programa “Novo Olhar Kids”.

 O mutirão leva para alunos da rede municipal de ensino exames oftalmológicos para receber óculos em até 30 dias.
“Esse é um evento que vai se repetir durante todo o mês de março, com o início das aulas de 2018. Eles vêm, fazem o exame e recebem o diagnóstico. Aí os óculos são encomendados e, 30 dias depois, eles vão receber gratuitamente. Hoje aqui, a ideia é atender 500 pessoas e, ao longo deste mês de março, serão milhares de pessoas. Isso vai melhorar o desempenho escolar de nossas crianças”, destacou o prefeito.
Esta segunda etapa do projeto irá atender 500 estudantes da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, com idade entre 6 e 16 anos. Ao todo, serão realizados 11 eventos, um em cada CRE, para atender 5.500 alunos em cada, num total de 5.500 favorecidos pelo programa.
Problemas óticos causam dificuldade em aprendizado
A iniciativa nasceu de uma percepção dos professores, levada à Prefeitura, de que muitos alunos tinham dificuldade de aprendizado devido a problemas de visão. Para viabilizar o programa, a Prefeitura firmou, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, parceria com a Fundação Leão XIII, do governo estadual. A parte inicial é o exame de vista do aluno. Depois, a avaliação continua no aparelho chamado de autorrefrator, que verifica o grau e tira uma foto do globo ocular. E termina na consulta com o oftalmologista.
O estudante pode escolher entre cinco opções de armações. Após um mês, é só buscar os óculos na escola onde o evento foi realizado.
“Em um momento de crise como este que estamos passando, procuramos fazer parcerias para atender a população. E é esse trabalho integrado que faz com que a gente consiga levar mais qualidade de vida aos cariocas. Desta vez, é um esforço conjunto nosso, da Assistência Social, com a Educação e a Fundação Leão XIII, do governo do estado. O que mostra que, quando há vontade e gestão, é possível fazer”, destacou o secretário de Assistência Social, Pedro Fernandes.
Saiba quando serão as próximas edições
– 05/03, às 9h, 8ª CRE
Escola Municipal Antonio Austregésilo, Rua da Fábrica s/n°, Bangu
– 07/03, às 10h, 7ª CRE
Escola Municipal Governador Carlos Lacerda, Rua Nacional, 320, Taquara
– 12/03, às 10h, 10ª CRE
Escola Municipal Primário Paralimpíadas Rio 2016, Estrada de Sepetiba, 3475, Nova Sepetiba
– 14/03, às 10h, 1ª CRE
Escola Municipal Tia Ciata, Av. Pres. Vargas, s/nº, Centro
– 19/03, às 10h, 9ª CRE
Escola Municipal Venezuela, Rua Amaral Costa, 37, Campo Grande
– 21/03, às 10h, 11ª CRE
CIEP Dr João Ramos de Souza. Estrada Tubiacanga, s/nº, Portuguesa / Ilha do Governador
– 26/03, às 10h, 3ª CRE
Praça do Trem, s/nº, Engenho de Dentro
– 28/03, às 10h, 6ª CRE
Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, Praça Ênio, s/nº, Pavuna

11 comentários em “Programa “Novo Olhar Kids” traz exames oftalmológicos para estudantes em Ramos”

  1. Preciso fazer exame de.vista na minha filha a pedido da escola por causa de dificuldade de aprendizagem na escola, o programa será só para os alunos q estarão com o projeto ou vai ser também para as crianças de fora

  2. Oi boa noite meu filho estuda na escola municipal Alfredo Cesário Alvim em campo grande.fui na diretoria me informar e lá me disseram que meu filho não tem direito de fazer o exame por que a escola está fora do programa,gostaria de saber se é verdade?se não como devo agir e do comparecer com ele no dia do exame obg

    1. Eu aconselho a senhora o seguinte: dê uma ligada para a 9ª CRE para eles informarem melhor. Mas pelo que eu sei, é para todas as escolas da CRE.

  3. Boa noite eu sou de caxias e minha filha estuda numa escola estadual queria saber se ela tem direito a fazer ???

  4. Bom dia!

    Quero levar o meu filho nesse evento: 26/03, às 10h, 3ª CRE
    Praça do Trem, s/nº, Engenho de Dentro, o que preciso apresentar de documentação dele?

  5. Bom dia. tenho que esperar o projeto na escola que minha filha estuda ou posso ir na escola que esta havendo o projeto?

    1. Este programa é específico para escolas municipais. Mas há também para todos sim. Recentemente, houve um aqui no Engenhão, no Engenho de Dentro. Quem coordena este projeto é a comissão de direitos humanos da câmara, e também a da prefeitura.

  6. Boa noite!
    Sou guarda municipal e estou muito necessitado de fazer o exame de vista. Moro em Campo Grande é preciso saber da agenda do Projeto. Outra coisa: minha filha tem 6 anos e necessita de óculos. Ela é bolsista em uma escola particular pq não conseguimos vaga na escola pública próximo a nossa casa. Como devo proceder? Existe algum local que eu possa consultar agenda das próximas edições?

Deixe um comentário!