Segunda etapa do mutirão de saúde supera a meta e faz 101 cirurgias

Em sua segunda etapa, o mutirão de cirurgias realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atender as filas internas dos hospitais da rede municipal superou a meta e operou 101 pessoas no último fim de semana (4 e 5 de fevereiro), em nove unidades. Cinco outros pacientes que estavam agendados para serem operados não compareceram aos hospitais indicados. Na primeira etapa, nos dias 28 e 29 de janeiro, foram realizadas 80 cirurgias e a expectativa era de, pelo menos, repetir este número, o que foi ultrapassado.

No último fim de semana, além dos hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho, Lourenço Jorge, Albert Schweitzer, Rocha Faria, Ronaldo Gazolla e Jesus, outra unidade foi incluída no mutirão, o Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, especializado em pediatria. Entre as especialidades operadas nesta segunda etapa estão cirurgia geral, pediátrica, ortopédicas, algumas das que têm a maior demanda na rede hospitalar.

O mutirão de cirurgias faz parte da estratégia da SMS para reduzir as filas de espera no Sistema de Regulação do município, o SISREG. Com a resolução dos casos que aguardam em filas internas nos hospitais, novas vagas poderão ser abertas pelas unidades para os pacientes cadastrados no SISREG, possibilitando assim agilizar as filas e reduzir o tempo de espera pelos procedimentos. Atualmente, 140 mil pessoas estão no SISREG esperando a oportunidade de realizar algum procedimento na rede pública, seja cirúrgico, consultas ou exames.

As cirurgias foram realizadas pelos corpos clínicos próprios dos hospitais envolvidos. Os horários dos profissionais foram ajustados para suprir as escalas do sábado e do domingo, quando normalmente não são realizadas cirurgias eletivas e o número de funcionários atuando é menor. Todas as salas de cirurgia disponíveis nas unidades envolvidas foram utilizadas, respeitando-se, nos hospitais de urgência e emergência, a reserva necessária para os casos de emergência do plantão.