Vídeo de aula de professor de matemática viraliza na internet

Na Escola Municipal Jornalista Sandro Moreyra, em Bangu, o professor Ubirajara – conhecido como Bira pelos seus alunos e amigos – é praticamente uma celebridade.

 E motivo não falta. Suas aulas de matemática se tornaram conhecidas na internet no início de abril após um vídeo filmado por um estudante ir parar em uma rede social.
Em questão de horas, a animação do mestre em ensinar fórmulas consideradas difíceis pelos alunos contagiou muita gente e comentários como “eu queria ter esse professor” foram repetidos diversas vezes na publicação.
O professor Ubirajara ensina matemática há 35 anos e se orgulha dos resultados positivos dos estudantes com sua estratégia de usar ferramentas disponíveis na cultura local para motivá-los.
“Fui dar aula em um curso preparatório com um amigo meu e gostei da forma de dar a aula com música. Fui fazendo e hoje tem professoras de matemática que foram minhas alunas que usam o mesmo método”, explica.
Bira lembra que até hoje recebe ex-alunos para ter aulas extras. Alguns já foram aprovados em exames para colégios como Pedro II, institutos federais e militares. Orgulhoso, o mestre coleciona lembranças dos estudantes que passaram pela sua vida. O que o professor não podia esperar era que um dia viria a ficar conhecido na internet por conta de seu jeito irreverente de ensinar. De dentro da sala de aula, um aluno que assistia o Ubirajara e suas alunas coreografarem o “Funk da Potenciação” decidiu filmar e repassar o vídeo para frente. Resultado: provocou um sentimento coletivo de amor pelas aulas de matemática.
“A minha aula é do jeito que vocês viram. Eu costumo dizer que quem faz bagunça na minha aula sou eu. Um dia um aluno gravou, passou para o primo. O primo colocou na internet e acabou viralizando”, esclareceu o mestre, que não gosta de expor seus alunos em redes sociais, mas teve que aceitar a fama inesperada.
“No dia seguinte, quando eu fui ver, já estava em 56 mil visualizações. Eu fiquei assustado. Cheguei à escola e todo mundo veio falando”, contou.

Deixe um comentário!