Proposta cria piso salarial para quadros não-docentes da educação básica - Agência Câmara de Notícias


 Valor proposto equivale a 75% do piso nacional para o magistério público da educação básica

O Projeto de Lei 2531/21 institui o piso salarial nacional para os profissionais que trabalham nos setores técnico e administrativo das escolas de educação básica, que será inicialmente de R$ 2.164,68 mensais. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, o piso será pago para jornada de trabalho de 40 horas semanais, garantindo-se a proporcionalidade do valor para jornadas diferentes. O projeto prevê ainda a atualização anual do piso, no mês de janeiro, com base nos índices oficiais de inflação.

A autora do projeto é da deputada Rose Modesto (PSDB-MS). “Uma nação que pretenda priorizar a educação não pode esquecer do papel fundamental que a gestão escolar, exercido por profissionais dos quadros de pessoal técnico e administrativo, tem para garantir que a escola funcione em harmonia e alcance seus objetivos”, disse.

Ela afirma ainda que o valor proposto equivale a 75% do piso nacional para o magistério público da educação básica (hoje de R$ 2.886,24).

Tramitação


O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Fonte: Agência Câmara de Notícias


21 comentários:

  1. Esse projeto de lei é de grande importância para esse profissionais técnicos administrativos.

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    1. Importante dizer que o piso acabará com os abusos das prefeituras, que pagam salários abaixo do minimo para seus efetivos e contratados.
      Passei 5 anos, recebendo salários abaixo do mínimo nacional, uma verdadeira covardia contra aqueles que dão o sangue em trabalhos de 40h semanais.

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  2. Em uma reunião um funcionário não docente da educação falou que tem mais de 20 anos no serviço publico e no início era satisfeita, alegre, tinha satisfação em trabalhar na escola e ao longo do tempo vem perdendo o prazer pela educação, pois somente os professores ano a ano são valorizados enquanto os outros são como não existissem e no entanto isso já tem gerado discórdia dentro das instituições pela grande diferença de salários, desmotivando os demais funcionários que inclusive tem uma contribuição de "escravos", ou seja, fadados a trabalhar pelo resto da vida sem sequer serem bem remunerados, viva a saúde que o agente comunitário recebe mais de R$ 3.000,00 reais e é de ensino fundamental e agora sendo exigido ensino médio e no caso da educação auxiliares administrativos que foi exigido médio e fazem o mesmo trabalho do secretário escolar e muito mais por estar a serviço da secretaria,diretoria,coordenação, professores, alunos, pais, comunidade,... foram foi rebaixados a ensino fundamental, onde em concurso foi exigido ensino médio, quer dizer, pra rebaixar, tirar direito pode valorizar, não?.

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    1. Realmente, eu mesmo fui vitima disso. Fiz concurso para auxiliar administrativo com exigência de ensino médio e na posse foi pedido o certificado de conclusão e se não apresentasse não seria empossado, mas pra receber o salário está classificado como de ensino fundamental, fazer isso pode, valorizar, não? O auxiliar administrativo na escola devia de fato, apesar de ser educação, ser valorizado igualmente ao acs com bons salários, incentivos mensal e anual e décimo quarto salário, mas a educação é na realidade desmotivadora hoje em dia para os docentes, imagine para os não docentes.

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    2. O ACS nunca recebeu o tal 14° salários, isso é história da carochinha. Somente enfermeiros e médicos recebiam tais valores, trabalhei de 2010 a 16 e nunca recebi tal dinheiro, hoje sou inspetor de alunos(agente educador no Rio)

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    3. Engano seu, amigo esse 14º chama-se incentivo anual.

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  3. É uma vergonha ainda não terem criado um piso para a categoria não docente ainda.

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    1. Verdade, e ainda nos excluiram da Educação, não nos dando o direito de participar do pccs.

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  4. Se os servidores não se mobilizarem esse PL vai passar anos e não será aprovado

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  5. Enquanto os servidores não se mobilizarem esse PL não será aprovado é preciso muita luta e união de todos

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    1. Se você for do Estado do Rio de Janeiro, filie-se e participe das assembléias do SEPE(Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação)

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  6. Ministro da educação nos também trabalhamos muito e não existe escola sem administrativos

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  7. As vezes tenho vergonha de falar que trabalho na área da educação, não tenho mais, de fato, orgulho nem motivação nesta área, ganhava parecido com os ACS e ACE (menos os incentivos que na educação nunca tem, nem cesta básica) que hoje um ACS ganha três vezes mais, sem contar que os que podem aprovar essa lei fazem é arquivar, tirar de pauta porque não interessa para eles, é uma grande covardia o auxiliar administrativo com o salário que ganha na educação não consegue sequer comprar um óculos de grau por estar com a vista prejudicada, um ano de trabalho juntando tudo não chega perto do que um deputado, senador presidente ganha em apenas um mês e ainda não votam a favor dos funcionários que nunca tiveram nenhum benefício, sendo para eles importate somente o professor.

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  8. Um verdadeiro descaso com a classe dos Técnicos Administrativos, pois somos os servidores que limpam, organizam, fazem o trabalho administrativo, dirige ónibus Escolares, entre outros serviços. Temos que ser valorizados, pois a Escola NÃO É SÓ COM PROFESSORES QUE FUNCIONA.
    PISO SALARIAL PARA OS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EDUCACIONAIS JÁ....

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  9. Temos que levar esse assuntos para as mídeas, outdoor, cartazes, faixas, temos que cobrar dos Deputados Federais dos nossos Estados para que coloquem em votação, temos que mobilizamos para que nossa demanda seja atendida. Nós somos fortes, nós venceremos, porém temos que divulgar esse PROJETO DE LEI 2531/21.

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  10. Concordo plenamente escola não funciona só com professores, temos que ser valorizados.

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  11. Pois e pessoal vamos nos unir e pressionar os deputados a aprovarem essa lei e muito importante.

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  12. A classe dos professores acham que a escola so é feita por eles, e se bobiar devem ser contra um piso para nos nao docentes . Tem que pegar os professores entao que se acham e colocar para fazerem tudo na escola . Limpeza , controle de acesso( portaria ) enfim tudo. Pq quando tem um sinistro na escola quem resolve é o porteiro e eles ficam se borrando de medo quando nao tem ninguem na portaria

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  13. A desvalorização e um dos motivos da péssima educação do Pais

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