Secretaria de Educação disponibiliza emissão de declaração escolar pela internet

Em uma iniciativa inédita, a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de facilitar o acesso à declaração escolar dos alunos das escolas da Prefeitura do Rio

, de maneira transparente, rápida e segura, está disponibilizando o documento via internet, através do Portal Carioca Digital, facilitando a vida de alunos, pais, responsáveis. Anteriormente a emissão da declaração de escolaridade era solicitada por meio de atendimento presencial nas secretarias das unidades escolares. Considerando que são cerca de 640 mil alunos e ainda era necessário o deslocamento dos solicitantes, dá para imaginar o trabalho que havia para todas as partes.

A declaração de escolaridade é o documento emitido pela unidade escolar, comprovando o ano de escolaridade concluído ou em curso do aluno. O documento é solicitado geralmente quando o aluno é transferido para outra unidade escolar; por instituições de ensino que fornecem cursos extracurriculares; por instituições empregatícias ao realizar o recrutamento de profissionais; entre outras finalidades.

Agora, para obter a declaração de escolaridade é preciso acessar o site https://carioca.rio/ e clicar em "Quero me cadastrar" para preencher uma ficha com dados como CPF, e-mail, nome completo, nome completo da mãe, sexo, data de nascimento e criar uma senha. Após fornecer as informações acima, o usuário deverá clicar em "Criar minha conta". Com o cadastro concluído é necessário fazer login para acessar a área restrita.

Após a realização do cadastro inicial, o usuário deve registrar no Portal o aluno regularmente matriculado em uma das escolas da Prefeitura do Rio para a emissão da declaração de escolaridade, que será efetuada pelo número da matrícula do estudante.

No menu "escola" o usuário tem que selecionar o item "Declaração Escolar". Em "Minhas Matrículas", o responsável deverá clicar no nome do aluno para visualizar a declaração de escolaridade. Para imprimir basta clicar em "Imprimir Declaração Escolar".

O documento, com validade de 30 (trinta) dias úteis, na opção "cursando" será emitida com base na consulta, atualizada, aos dados do Sistema de Gestão Acadêmica.

E tem mais. No Portal Carioca, os responsáveis poderão acessar também o boletim escolar dos seus filhos, o calendário escolar e a merenda oferecida diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny