Agentes Educadores estiveram na Câmara Municipal e apresentaram suas pautas

 


AGENTES EDUCADORES EM LUTA PELO RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO!

Os Agentes Educadores II estiveram na Câmara dos Vereadores, no último dia 06 de outubro, com os Secretários Escolares e o SEPE visitando os gabinetes dos vereadores para reforçar nossa posição contra o PLC 04/2021. Ao percorrer a Câmara Municipal cumprimos com nosso papel de dar visibilidade a estes profissionais da educação apresentando nossas demandas e pautas prioritárias.

Os Agentes Educadores são servidores públicos que desempenham atividades educativas com os estudantes, e cujo ambiente de trabalho é o espaço escolar. Somos autores que interferem diretamente sobre a produção de uma cultura escolar e temos como instrumento de trabalho a nossa voz.

Por ser uma das categorias de frente no contexto de pandemia, os Agentes Educadores II não possuem o devido reconhecimento. Por mais que seja uma constatação, e sentida por muitos agentes, estamos na luta, nos colocando à frente de diversos embates no que diz o respeito à valorização profissional (elevação do nível de escolaridade e formação inicial/continuada),melhores condições de trabalho (contemplando os diversos ambientes escolares enfrentados pela categoria) e saúde.

A reivindicação pelo o cumprimento da Lei nº 6.362(28/05/2018) que criou o Plano Municipal de Educação do Rio de Janeiro (PMERJ), sendo mais específico na estratégia 17.26 que se refere à correção da escolaridade dos cargos de Agentes Educadores II e Inspetor de aluno para o nível médio, porém compreendemos que a prefeitura cumpriu parcialmente esta estratégia, uma vez que não ofertou curso que nos qualifica (com recebimento de gratificação)  como prevê o PME.

A revisão das atribuições, a mudança para o quadro de apoio técnico da educação e a redistribuição da carga horária representam, no campo da valorização profissional, a possibilidade de o Agente Educador II seguir com o direito à elevação de sua formação, o que trará a educação qualidade ao trabalho educativo realizado e o reconhecimento social a nossa função.


Franklim Rodrigues
Agente Educador II


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny