Prefeitura do Rio anuncia cronograma de retorno às aulas 100% presencial

O retorno às aulas nas escolas da rede municipal, com todos os alunos em sala, começa a partir do dia 18 deste mês e será feito em 2 etapas. As aulas voltam sem a necessidade de rodízio e nem distanciamento mínimo entre as carteiras.

Por Bette Lucchese, RJ2    

Prefeitura do Rio anuncia cronograma de retorno às aulas 100% presencial | Rio de Janeiro | G1 (globo.com)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio anunciou nesta quinta-feira (7) o cronograma de volta às aulas no modelo 100% presencial, sem necessidade de rodízio ou distanciamento entre as carteiras. A volta será escalonada em duas etapas, com parte dos alunos voltando no próximo dia 18 e o restante uma semana depois, no dia 25.

No dia 18, voltam os alunos:

  • da pré-escola (4/5 anos);
  • do  e  anos do ensino fundamental;
  • do Programa Carioca 2, de aceleração de ensino, que beneficia em torno de 4 mil crianças e adolescentes.

No dia 25, voltam as outras séries:

  •  e  anos do ensino fundamental;
  • creches;
  • alunos do EJA - programa de Educação de Jovens e Adultos;
  • classes especiais.

“Tem todo um processo logístico que é necessário para que a gente consiga fazer com que tenhamos comida nas escolas, os profissionais também, de apoio, de merenda, de limpeza”, afirma o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha.

As escolas do município do Rio ficaram praticamente um ano sem as presenças de alunos e professores. No fim de fevereiro deste ano, as atividades presenciais foram retornando gradualmente.

No início, eram 38 escolas e em agosto a taxa de adesão ao ensino híbrido foi de 85%, de acordo com a SME. Ainda segundo a secretaria, cada escola recebeu em torno de R$ 50 mil para fazer compras e pequenas reformas.


São cerca de 39 mil professores na rede e mais 14 mil trabalhadores, como secretárias e merendeiras. O secretário de educação afirma que a grande maioria está com o esquema vacinal completo.

“Nós distribuímos máscaras para todos os nossos profissionais de educação, máscaras PFF2. Nós temos todos os nossos profissionais já imunizados, ou seja, com a segunda dose”, disse Ferreirinha.

Uso de máscara segue obrigatório

O uso de máscaras permanece obrigatório, embora não haja mais o distanciamento entre carteiras. A orientação de voltar às aulas presenciais neste momento foi do Comitê Científico da prefeitura.

O desafio agora é superar os prejuízos causados na aprendizagem durante a pandemia: "Os nossos alunos têm uma dificuldade muito grande hoje em ler, em escrever, e em outras disciplinas. Tudo isso devido ao impacto da pandemia", afirma o secretário.

A educação remota continua para quem ainda não se sente confortável com o retorno. Para a mãe de Daniel, aluno da rede municipal, a escola também é importante para a socialização dos alunos.

“A escola não é só matéria, também é desenvolvimento interpessoal, o desenvolvimento com as outras crianças. Então eu acho que isso foi bem complicado para eles especificamente. Ficou melhor para gente, com o uso da máscara, o álcool, toda a higienização, tendo essa conscientização”, disse a mãe do aluno.



2 comentários:

  1. Muito precipitado esse retorno.
    Muitos alunos do fundamental dois não obedecem ao protocolo.
    Outros alunos vêm com máscara caindo que não tampa o nariz.
    Bem complicado esse retorno de cem por cento.

    ResponderExcluir

AddToAny