Agora é Lei: Cargos de merendeiras serão transformados em cozinheiras escolares

 

Fonte: prefeitura.rio

Os cargos de merendeiras escolares da rede municipal de educação do Rio serão transformados em cozinheiras escolares. É o que estabelece a  Lei nº 7.111/2021, promulgada nesta segunda-feira (08) pelo presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Carlo Caiado (DEM), após derrubada de veto pelo parlamento a um projeto aprovado na casa, de autoria do vereador Cesar Maia (DEM) e outros sete parlamentares. 

A norma determina que o Poder Executivo adote as medidas necessárias para a transformação dos cargos, inclusive com a nova remuneração derivada da transposição dos cargos. Os autores explicam que a mudança vem sendo pleiteada pela categoria há muito tempo, visto que elas desempenham as mesmas funções. “As merendeiras não preparam merenda, elas preparam café da manhã, almoço e jantar e, nas escolas que possuem Educação de Jovens e Adultos, ainda preparam a ceia. É uma equiparação salarial e moral”, declaram. 

 

5 comentários:

  1. Que Deus abençoe a todos que vem lutando pela valorização das merendeiras. As merndeiras na verdade tem sido até hoje auxiliares de serviço gerais. Sou Merendeiro , quando entrei no município procurei esse nome no dicionário e não achei. Acho que merendeira foi um nome escolhido para submeter as servidoras a todas as tarefas de uma cozinha, que vai desde cozinheira ,lancheira ,auxiliar de cozinha e servente de limpeza. Trabalho em uma escola da zona oeste, juntamente com uma companheira e atendemos a 420 alunos sem contar 0s funcionários. Servimos lanches para as turmas em vários horários além de preparar o almoço para todo contingente. As 12h servimos os alunos e funcionários. A uma parceria onde minha amiga, serve a comida e eu lavo a louça e talheres. Não devemos esquecer que houve toda uma preparação, que vai desde os corte da carne que são em média 25kg, corte de legumes e ortalicas .Fazemos o recebimento das mercadorias além de prestar assinatura nas notas fiscais. Finalizamos o dia com a limpeza e o lanche na hora da saída. A vida é cheia de autos e baixos. Já trabalhei em um dos melhores hotel do RJ, já dei curso de hotelaria no SENAC RJ . Tomara que tudo dê certo para essa classe. Que a valorização é o respeito venham o mas breve possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autor do comentário: Carlos Eduardo dos Santos.

      Excluir
    2. Com certeza tudo que vc falou é verdade só quem passa por isso todos os dias sente na pele o trabalho cansativo ,estamos todas doentes de tanto trabalhar

      Excluir
  2. Q td dê certo, me aposentei como merendeira ano passado, será q vou ter meus proventos atualizados como cozinheira?????? Muita desvalorização

    ResponderExcluir
  3. Uma merendeira pode tomar seu cafe da manha na cozinha que trabalha?

    ResponderExcluir

AddToAny