Caixa confirmou nesta segunda-feira (10) o início do pagamento em 8 de fevereiro
Outra novidade é a liberação, no dia 8 de fevereiro, já no primeiro lote, do abono do PIS devido a 107 mil trabalhadores que estão nos municípios dos estados de Minas Gerais e da Bahia atingidos pelas chuvas.
Cerca de um milhão de servidores com direito ao pagamento receberão o abono salarial do Pasep no Banco do Brasil (BB).
Como saber se vai receber
Para saber se tem direito ao abono, o trabalhador também pode consultar a Carteira de Trabalho Digital. O download é gratuito nas lojas virtuais App Store e Play Store, ou no portal gov.br, por meio do endereço eletrônico. Para obter o documento digital, o trabalhador vai precisar do número do CPF e deverá criar uma conta autenticada no portal gov.br. Após o login, o trabalhador deverá consultar a opção "Benefícios", no menu inferior, e depois sleecionar "Abono salarial".
O valor do abono pode chegar a um salário mínimo nacional (R$ 1.212), dependendo do número de meses trabalhados no ano-base. Em 2022, somente haverá pagamento referente ao ano-base de 2020. Ao todo, serão liberados mais de R$ 21,82 bilhões.
PIS
A liberação ocorrerá de forma escalonada, e o dinheiro ficará disponível para saque até o dia 29 de dezembro.
Pasep
O saque vai de 15 de fevereiro a 24 de março, dependendo do número de inscrição do servidor público. O prazo para o saque também será 29 de dezembro de 2022.
- 0 e 1 - 15 de fevereiro
- 2 e 3 - 17 de fevereiro
- 4 - 22 de fevereiro
- 5 - 24 de fevereiro
- 6 - 15 de março
- 7 - 17 de março
- 8 - 22 de março
- 9 - 24 de março
Quem tem direito
Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com registro formal e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.
É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário