PIS/PASEP 2022: consulta será disponibilizada a partir de 1º de fevereiro


Caixa confirmou nesta segunda-feira (10) o início do pagamento em 8 de fevereiro


Os 23 milhões de trabalhadores que têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep poderão consultar o dia do pagamento e o valor do benefício a partir do dia 1° de fevereiro. O calendário de saques do PIS começará em 8 de fevereiro, e o do Pasep no dia 15. A consulta poderá ser feita por meio do aplicativo do Caixa Tem ou do app Caixa Trabalhador.
Segundo a Caixa Econômica Federal, os trabalhadores da iniciativa privada que já têm contas no Caixa Tem receberão por meio de depósito no aplicativo feito automaticamente. O crédito do abono do PIS também será automático para os trabalhadores com contas-correntes convencionais no banco. 
Além disso, será possível sacar o valor em uma agência da Caixa, no caso dos trabalhadores da iniciativa privada, utilizando o Cartão Cidadão e a senha cadastrada.

Outra novidade é a liberação, no dia 8 de fevereiro, já no primeiro lote, do abono do PIS devido a 107 mil trabalhadores que estão nos municípios dos estados de Minas Gerais e da Bahia atingidos pelas chuvas.

Cerca de um milhão de servidores com direito ao pagamento receberão o abono salarial do Pasep no Banco do Brasil (BB).

Como saber se vai receber

Para saber se tem direito ao abono, o trabalhador também pode consultar a Carteira de Trabalho Digital. O download é gratuito nas lojas virtuais App Store e Play Store, ou no portal gov.br, por meio do endereço eletrônico. Para obter o documento digital, o trabalhador vai precisar do número do CPF e deverá criar uma conta autenticada no portal gov.br. Após o login, o trabalhador deverá consultar a opção "Benefícios", no menu inferior, e depois sleecionar "Abono salarial".

O valor do abono pode chegar a um salário mínimo nacional (R$ 1.212), dependendo do número de meses trabalhados no ano-base. Em 2022, somente haverá pagamento referente ao ano-base de 2020. Ao todo, serão liberados mais de R$ 21,82 bilhões.

PIS

A liberação ocorrerá de forma escalonada, e o dinheiro ficará disponível para saque até o dia 29 de dezembro.

Pasep

O saque vai de 15 de fevereiro a 24 de março, dependendo do número de inscrição do servidor público. O prazo para o saque também será 29 de dezembro de 2022.

  • 0 e 1 - 15 de fevereiro
  • 2 e 3 - 17 de fevereiro
  • 4 - 22 de fevereiro
  • 5 - 24 de fevereiro
  • 6 - 15 de março
  • 7 - 17 de março
  • 8 - 22 de março
  • 9 - 24 de março

Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com registro formal e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.

É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny