Até o Governo Federal anuncia 5% de reajuste aos servidores. E o nosso?


Governo Federal pretende inserir o reajuste do funcionalismo o mais rápido possível, podendo sair na folha de julho. Servidores municipais do Rio de Janeiro também aguardam o anúncio do reajuste.

Por Adriana Fernandes e Eduardo Gayer, da Estadão Conteúdo

Atualizada às 21h19

LINK DA MATÉRIA: Governo decide dar reajuste de 5% para todos os servidores federais (uol.com.br)

O presidente Jair Bolsonaro decidiu pelo reajuste de 5% para todos os servidores públicos do Executivo federal a partir de julho, como antecipou o Estadão/Broadcast. O custo de oferecer esse aumento para todo o funcionalismo é R$ 6,3 bilhões em 2022, ano em que o presidente tenta a reeleição.

Mais cedo, Bolsonaro se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes no Palácio do Planalto. A equipe econômica sugeriu que o dinheiro para compensar o reajuste aos servidores seja de cortes em emendas de parlamentares, chamadas de bancada (RP2), destinados a vários ministérios, cujo pagamento não é obrigatório e são mais fáceis politicamente de "enxugar" do que as RP9, do orçamento secreto.

___________________________________________________________

Agora, a pergunta que não quer calar: e o reajuste do funcionalismo público municipal do Rio? 

Os servidores da Prefeitura do Rio ainda aguardam o anúncio (pelo menos isso) do percentual do reajuste salarial - ano 2022. As perdas já ultrapassam os 20%, de acordo com cálculos do IPCA-E - Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial, divulgado pelo IBGE por trimestre. 

O acumulado do ano de 2022 para o Rio de Janeiro - 1º trimestre é de 2,86%. Como o acumulado dos anos de 2020 e parte de 2019 era de mais de 19%, entende-se que o acumulado até a presente data já ultrapassa 20%. 

Resumo dos Resultados (%)

RegiãojaneirofevereiromarçoAcumulado no Trimestre
Rio de Janeiro
0,61
1,11
1,11
2,86


Com o aumento constante dos produtos da cesta básica, bem como diversos manufaturados e bens de consumo, contas básicas, etc, faz-se necessário um reajuste que esteja o mais próximo dos 20% de perdas.

Uma possibilidade seria um reajuste escalonado, ou seja, reajustar com um valor um pouco maior os servidores municipais que possuem os menores salários da prefeitura, por exemplo, Agentes Educadores e Merendeiras pela SME. Seria uma forma de valorizar mais estes servidores e os das demais pastas que estão com os menores salários, não deixando também de reajustar os que possuem salários mais altos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny